(32) 3574-1319

Seg. - Sex. | 7:30 às 11 e de 13 às 17

ouvidoria@tocantins.mg.gov.br

CONHEÇA TOCANTINS

História
A fundação do povoado que deu origem ao município está relacionada aos conflitos de terras entre brancos e índios na região durante os séculos XVIII e XIX. Nessas lutas, ficou famoso o padre Manuel de Jesus Maria, pelos novos processos usados no aldeamento dos Coroados e Coropos.
A povoação desenvolveu-se num vale ao longo do rio Paraopeba, região habitada por índios das tribos cropo e goitacá. O lugar era ponto de descanso de tropeiros que, certa vez, trouxeram uma imagem de São José e a deixaram numa prateleira do acampamento.
Assim, em torno da devoção dos que ali passavam em direção às cidades de Ubá e de Visconde do Rio Branco, surgiu o primeiro nome do vilarejo: São José da Prateleira, que posteriormente passou a ser denominado São José do Paraopeba. Chamou-se, mais tarde, São José do Tocantins, tornando-se município de Tocantins em 1948, com território desmembrado de Ubá.
Fonte: Secretaria da Cultura em : 1 de outubro de 1999
Turismo
Festa do Padroeiro São José: Acontece durante o triduo de São José. A imagem do santo, visita as “comunidades” de São Gabriel, Grama e Patrimônio. De uma comunidade para a outra a imagem é levada em procissão com afluxo de 1.500 a 3.000 pessoas,com cantos e meditação do rosário. No dia 19 é levada para a Igreja Matriz onde é feita a celebração da Santa Missa com ofertório de 18 comunidades pertencente a paróquia.
Jubileu do Sr. Bom Jesus e N. Srª das Dores: Procissão de abertura com as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Artísticas imagens talhadas em madeira pelo artista Antônio Benedicto de Santa Bárbara – conhecido por Mestre Santa Bárbara, entalhador natural de Mariana, que faleceu em Mercês do Pomba em 1900.
Carnaval: As escolas de samba se preparam durante todo o ano para o desfile. As alas e os carros alegóricos são caracterizados de acordo com o enredo da escola. Em dois dias de carnaval as escolas desfilam pela avenida. Após o desfile das escolas é realizado o carnaval de rua
Semana do Tocantinense Ausente: Apresentação de vários conjuntos musicais de município, da região e de outros Estados. Realização de gincana competitiva, onde as equipes cumprem tarefas que mostram a história e a cultura do município. Há competições esportivas, e outros.
Aniversário da Cidade: Comemoração composta de desfile estudantil, apresentação de artistas, manifestações culturais locais, rodeio, leilão de gado e espetáculo pirotécnico.
População
Total de Habitantes: 16.703 (IBGE ) Total de Eleitores: 11955(TSE 2006) População Urbana: 12909 População Rural: 2914
Possui uma área de 173,866 km².

Prefeitura Municipal de Tocantins | © 2017 | Todos direitos reservados

Desenvolvido por:

Logo

Scroll to Top