You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

História

Consta-se que, na margem do rio que corta a região, habitava uma tribo de índios chamados Tucantin que significa “nariz de tucano” e, portanto, o nome do município faz alusão a esse fato, remetendo aos primeiros habitantes da região.

A história de Tocantins relaciona-se com a de São Manoel do Pomba, atual Rio Pomba, a que pertenceu por um período de tempo.

O primeiro núcleo, da atual cidade, originou-se aproximadamente em 1812, quando da disputa de terras que culminou na doação do patrimônio de São José, pelo capitão José Antônio Machado e pelo Alferes Manuel Joaquim da Rocha e suas respectivas esposas.

O Patrimônio foi resultado de um acordo entre os dois proprietários que encontraram na doação das terras correspondentes a melhor solução para  uma demanda de posse que já durava anos. O local era chamado São José da Prateleira, nome este, dado pelos tropeiros, que referenciava uma pequena choupana (rancho) à beira da estrada, com uma imagem de São José colocada numa rudimentar prateleira.

As terras doadas motivaram a criação do Patrimônio e da Irmandade de São José do Paraopeba. Posteriormente a edificação de uma capela em honra ao santo e serviu de marco inicial para a futura comunidade.

O distrito foi criado com a denominação de São José do Paraopeba, por Lei Provincial n° 1.492, em 13 de julho de 1868. O topônimo foi alterado para São José do Tocantins, por Lei Provincial n° 2.500, de 12 de novembro de 1878, sendo que em 1923, pela lei n° 843, o distrito passou a chamar-se simplesmente Tocantins.  A sua elevação a município aconteceu em 27 de dezembro de 1948, pelo Decreto n° 336, e a instalação em 1° de janeiro de 1949. Tendo como intendente Leônidas Magalhães Machado e primeiro Prefeito Joaquim Dias Santiago, grande benfeitor da cidade.

INTENDENTE E PREFEITOS MUNICIPAIS

LEÔNIDAS MAGALHÃES MACHADO - INTENDENTE MUNICIPAL