You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

História

Consta-se que, na margem do rio que corta a região, habitava uma tribo de índios chamados Tucantin que significa “nariz de tucano” e, portanto, o nome do município faz alusão a esse fato, remetendo aos primeiros habitantes da região.


A história de Tocantins relaciona-se com a de São Manoel do Pomba, atual Rio Pomba, a que pertenceu por um período de tempo.

O primeiro núcleo, da atual cidade, originou-se aproximadamente em 1812, quando da disputa de terras que culminou na doação do patrimônio de São José, pelo capitão José Antônio Machado e pelo Alferes Manuel Joaquim da Rocha e suas respectivas esposas.


O Patrimônio foi resultado de um acordo entre os dois proprietários que encontraram na doação das terras correspondentes a melhor solução para  uma demanda de posse que já durava anos. O local era chamado São José da Prateleira, nome este, dado pelos tropeiros, que referenciava uma pequena choupana (rancho) à beira da estrada, com uma imagem de São José colocada numa rudimentar prateleira.


As terras doadas motivaram a criação do Patrimônio e da Irmandade de São José do Paraopeba. Posteriormente a edificação de uma capela em honra ao santo e serviu de marco inicial para a futura comunidade.


O distrito foi criado com a denominação de São José do Paraopeba, por Lei Provincial n° 1.492, em 13 de julho de 1868. O topônimo foi alterado para São José do Tocantins, por Lei Provincial n° 2.500, de 12 de novembro de 1878, sendo que em 1923, pela lei n° 843, o distrito passou a chamar-se simplesmente Tocantins.  A sua elevação a município aconteceu em 27 de dezembro de 1948, pelo Decreto n° 336, e a instalação em 1° de janeiro de 1949. Tendo como intendente Leônidas Magalhães Machado e primeiro Prefeito Joaquim Dias Santiago, grande benfeitor da cidade.


INTENDENTE E PREFEITOS MUNICIPAIS

LEÔNIDAS MAGALHÃES MACHADO - INTENDENTE MUNICIPAL
JOAQUIM DIAS SANTIAGO
JOÃO MOREIRA PINTO
JOAQUIM DIAS SANTIAGO
JOÃO MOREIRA PINTO
JOÃO RODRIGUES PEREIRA
ALENCAR DIAS DE CARVALHO
CORRADO ROBERTI
PAULO SERRANO DE CARVALHO
CORRADO ROBERTI
PAULO SERRANO DE CARVALHO
ANGELINO DE ARRUDA
JOAQUIM CAETANO MACHADO NETO
CORRADO ROBERTI
ANGELINO DE ARRUDA
PADRE FÁBIO DE PAIVA GARDONI
SILAS FORTUNATO DE CARVALHO
SILAS FORTUNATO DE CARVALHO
ANTÔNIO CARLOS DIAS
IEDER WASHINGTON DE OLIVEIRA
SILAS FORTUNATO DE CARVALHO